placardpt
Portugal eliminado do Mundial

Caído dos céus de Cavani

2018/06/30 21:10

Não se pode propriamente falar numa questão de sorte ou azar, mas a partida entre Portugal e Uruguai voltou a provar que um maior caudal ofensivo não é, propriamente, sinónimo de mais golos. Portugal despede-se do Mundial depois de ter realizado uma exibição mais condizente com o seu valor, sendo, ainda assim, castigado por dois golos de Cavani contra apenas um de Pepe. 

Numa partida quezilenta e de muita luta, destaque para os grandes momentos individuais de Cavani, que nem sequer precisou de acabar a partida para ser decisivo no seu desfecho. Portugal teve mais bola, correu mais riscos, mas não foi tão incisivo no último momento, aquele que decide embates tão equilibrados. 

Muito jogo e pouca uva

Contra qualquer cuidado excessivo presumível com a organização, Portugal entrou na partida com mais vontade de ter bola e de correr riscos. A ala direita foi renovada, com Bernardo Silva e Ricardo Pereira, mas foi Cristiano Ronaldo o primeiro a criar perigo, através de um remate de meia-distância. O Uruguai, como já se sabia, não precisa de muito para chegar ao golo, e Suárez e Cavani fizeram questão de provar isso mesmo, com uma combinação entre os dois que só acabou com um cabeceamento (meio com o ombro) fulminante do dianteiro do PSG. 

Em vantagem, os uruguaios, que já se apresentavam numa postura de maior expetativa, tiveram a desculpa ideal para recuar no terreno e jogar no erro luso. Com mais posse de bola e maior domínio territorial do que nas anteriores ocasiões neste Mundial, faltou sempre, contudo, um Portugal mais incisivo no último terço, com Muslera a ter uma tarde mais ou menos tranquila. 

Patrício acabou na frente
Numa partida que contou com emoção até ao final, destaque para o lance de Patrício na área uruguaia. Pediu-se penálti, mas a mão do guardião português...

O plano de jogo da turma de Tabárez era claro: recuar linhas, retirar espaço ao ataque mais ou menos previsível português e ter um meio-campo combativo que fosse um bom complemento à profundidade de Cavani e Suárez. Mais do que muita bola da equipa de Fernando Santos, o que se assistia era a um Portugal sem soluções e monótono no último terço. Era preciso mais para sujar, sequer, o equipamento de Muslera...

Pepe foi grande, Cavani foi gigante

Numa outra estrutura atacante, com Ronaldo móvel na frente e Bernardo Silva no apoio, Portugal entrou no segundo tempo mais rápido e objetivo no último terço. Se o campeão da Europa já tinha mais bola e domínio, com a nova fórmula teve, além disso, maior objetividade e mais certezas no seu jogo atacante. Na sequência de um belo cruzamento de Raphael Guerreiro, Pepe subiu ao quarto andar e empatou a contenda. 

Só que do outro lado estava um oponente pronto a ferir a qualquer momento... Sete minutos passados desde o empate e Cavani decidiu construir uma obra de arte desde a meia esquerda do ataque celeste, com Patrício imponente (e mal colocado, quiçá) na baliza. Era o castigo máximo para uma seleção que não foi premiada, nesse momento, pela sua superioridade...momentânea. 

Depois de ter sido figura na partida, Cavani saiu por lesão, com direito a gesto de companheirismo de Cristiano Ronaldo ©Getty /

Tal como aconteceu no primeiro tempo, com o golo, a seleção uruguaia voltou a recuar no terreno e a renunciar, de forma quase total, ao jogo atacante. Pior ainda ficou quando Cavani, o melhor da equipa, foi obrigado a sair por lesão. O resultado foi um crescente de domínio luso, mas também uma crescente complicação no jogo atacante, com a equipa a usar e a abusar dos cruzamentos de Quaresma - Godín e Giménez estão nas sete quintas. 

Os campeões lutaram até ao fim, deixaram tudo no relvado, mas o resultado não se alterou, depois de uma partida (e de uma fase final) jogada com muito coração e nem sempre com a melhor cabeça. A culpa também foi do Cavani...

U Sábado, 30 Junho 2018 - 19:00
Fisht Olympic Stadium
César Ramos
2-1
Edinson Cavani 7' 62'
Pepe 55'
Fisht Olympic Stadium
Lotação47 659
Medidas105x68m
Inauguração2013
FaseOitavos-de-Final
Lances Capitais
GOLO Uruguai!
Edinson Cavani marca
Edinson Cavani marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
55´
GOLO Portugal!
Pepe marca
Pepe marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
62´
GOLO Uruguai!
Edinson Cavani marca
Edinson Cavani marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
A Chave

Segundo golo de Cavani

Que grande momento do avançado uruguaio! Portugal tinha acabado de empatar, estava por cima no início da segunda parte, mas o dianteiro do PSG decidiu aparecer no momento certo para carimbar, de forma quase definitiva, a passagem uruguaia. 

O Árbitro
César Ramos dirigiu o jogo sem grandes problemas, apesar da agressividade patenteada por ambas as formações. 
O Melhor
Os golos de Cavani
Num jogo não muito espetacular do ponto de vista estético, foi a raça uruguaia a fazer a diferença no confronto com Portugal. Para além de toda a capacidade competitiva, a seleção de Tabárez teve em Cavani um elemento decisivo, com dois grandes momentos. Pese embora a lesão, foi o melhor de um jogo demasiado quezilento. 
O Pior
Muita luta...demasiada até
Com tanto talento em campo, esperava-se mais desta partida, que teve compromisso, mas poucas ideias. Houve luta, raça, muito jogo físico, competitividade, mas faltou sempre qualquer coisa. Salvaram-se os golos de Cavani e a boa entrada na segunda parte por parte de Portugal. 
Forma
Uruguai
2018
7J
7V
0E
0D
13-1G
Portugal
2018/2019
Sabia que...by playmaker stats
Uruguai vence Portugal pela 1.ª vez, ao 3.º jogo
Portugal perde em fases finais de grandes competições depois de 17 jogos invicto
Uruguai nos quartos de final do Mundial:
1954
1966
1970
2010
2018
Uruguai nos quartos de final pela 5.ª vez na história

Fotografias(10)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
URUGUAI
EMPATE
PORTUGAL

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
NE
Portugal no Mundial 2018
2018-07-01 14h11m por Newpor
Talvez o jogo de ontem tenha sido a melhor prestaçao portuguesa neste mundial, a sorte desta vez teve do lado do Uruguay como uns días antes esteve do lado portugués no jogo com Marrocos ou na última jogada de ataque do Irão que bem podía ter mandado a Portugal para casa na fase de grupos. Desde o Euro 2016 até ontem Portugal contou com o factor sorte do seu lado em momentos cruciais, o qual tem disfarçado o jogo cinzento da selecção. Há orden e rigor tático mas falta mais velocidade de circ...ler comentário completo »
PI
Jogo
2018-07-01 12h54m por Pinho352
A diferença esteve na agressividade do meio campo, na eficácia no ataque e na segurança defensiva. Em três pequenos grandes aspectos do jogo os uruguaios foram superiores, aliás nem se preocuparam em renunciar ao ataque nos últimos 30 minutos e jogando quase com 10 (Cristian Rodriguez jogou?), se bem que é jogo que a maioria dos espectadores não gosta, mas perante a inoperância e previsibilidade ofensiva de Portugal, só um golo "caído do céu" daria o empate depois do 1-2.
Ganharam...ler comentário completo »
Jogo
2018-07-01 12h43m por boixos_nois
Uruguai, mais forte e mais competente o seu tipo de jogo, não é por dar bola a Portugal que significa que seja uma equipa fraca, antes pelo contrário, sabem jogar com bola e sem ela. As duas vezes que tiveram o jogo empatado, colocaram-se na liderança rapidamente. Muito fortes tacticamente, um conjunto que não será fácil para equipa nenhuma, levar de vencido. De salientar na minha opinião, grande jogo de William, contrastando com Adrien que sempre disse e digo, como é possível jogar...ler comentário completo »
SA
FS
2018-07-01 12h02m por sandocha
Abdicou do tampão do lado direito a pedido de muita gente. Lixou se.

Para além do mais foi absolutamente injusto quando o Cedric a par do William tinga sido o melhor contra Marrocos
SA
Sem Cedric já sabia
2018-07-01 11h59m por sandocha
Tunisia 2 Suécia 2 Holanda 4. . . . golos sofridos sem Cedric

Agora mais 2 contra o Uruguay. . . . 1 tem início na direita e o outro é o Ricardo todo desposicionado

Qd vi o line up disse logo que iamos perder.
Estou como JJ no futebol é preciso saber ver.
Portugal
2018-07-01 10h38m por Freamunde1933
Caímos cedo de mais, mas por culpa própria.
Neste jogo, sabendo que jogávamos contra, provavelmente, a melhor dupla de centrais do mundo, colocar Gonçalo Guedes foi um rebuçado para o adversário; depois mexemos tarde e mal; João Mário devia ter saído na vez de Adrien e Bruno Fernandes devia ter entrado, já que os cruzamentos não estavam a resultar, a meia distância de Bruno Fernandes podia resultar.
Quanto ao jogar bem, acho que fomos melhores do que nos últimos jogos, m...ler comentário completo »
SA
ruipatricio
2018-07-01 10h34m por Saraiva313
Eu referi que o Uruguai tambem é um pais pequeno que faz muito. Parabens para eles.
Eu pessoalmente vejo a seleção, porque é a equipa que mais gosto, ainda mais que o meu clube, se ganharmos ou não isso é um extra para mim.
Sem contar que o futebol se tornou ultra elitista, onde só as equipas populares importam, por isso a seleção permite combater um pouco isso, apesar de não sermos levados a serio na mesma em seleções.
BA
Selecção Portuguesa
2018-07-01 10h22m por batuko
Neste mundial não tivemos a sorte que acompanhou-nos no Euro 2016, gostava que Portugal tivesse passado, mas Fernando Santos não fez as escolhas mais correctas.
Gonçalo Guedes - falha muito, e alguns golos eram fáceis
João Mário - uma arrastadeira em campo
Guerreiro - veio de uma lesão complicada e é titular, em vez de pôr o Mário Rui que foi titularíssimo na sua equipa.

Vejam a diferença de entrega dos jogadores do Uruguai e de Portugal, os de urugua...ler comentário completo »
Cavani
2018-07-01 08h49m por rafaelborges99
Trocava o Ronaldo pelo cavani de olhos fechados. . . Que espírito combativo, a lesão é resultado da entrega que fez pela honra do seu pais, atacava, vinha atrás, sem palavras. O Ronaldo deve pensar que a equipa joga para ele. . . Enfim, sempre à espera que a bola caia à frente dele para fazer um golito. Ah e tal "melhor do mundo". . . .
AZ
Mais uma miséria!
2018-07-01 08h24m por azulado
Em primeiro, o Fernando Santos mostrou que não tem a minima ideia de tácticas de futebol ou de estudar as outras seleções.
Em segundo, excepto a Ronaldo, o resto da seleção são uns simples pseudo- estrelas. . . não sabem lutar, passar a bola, sem qualidade. . . pareciam estátuas de porcelana.
A única a fazer, é limpar a selecção: todos os jogadores com mais de 25 anos não deviam ser selecionados pra reconstruir e certamente, o Fernando Santos ganhou alguma coisa porque tinha o Ronaldo.
Jogo mau do lado Português
2018-07-01 07h07m por Triper
O pior erro desde logo foi começar com William e Guerreiro a titulares. Ambos já tinham dito que estavam a jogar mal e precisavam de ser outros nos seus lugares mas o homem decidiu mexer noutros. . .

Depois é como aqui dizem e eu farto-me de frisar - jogar para o Ronaldo é mata jogo no nosso lado.

A equipa perde tanto tempo a pensar em focar-se nele que esquece-se do resto.

O que mais me meteu impressão foi que ele ainda por cima parecia que tinha...ler comentário completo »
SL
Manuel Fernandes
2018-07-01 03h57m por SLB_PFAA
O pior é ver gente a enxovalhar o Manuel Fernandes, o gajo nem teve oportunidade de jogar e hoje entrou para jogar 5 minutos e esteve bem. E depois é simplesmente triste ver gente que coloca os clubes à frente da seleção.
SO
Fifaforever_ret urns
2018-07-01 03h19m por sofintas
e dizias: "mas isto não vai durar para sempre, este ritmo, a mae natureza, não permite!

O Peramanca alguma vez disse isso?! Humm. . . não creio. Nem essas palavras nem nada com semelhante significância, estou convicto. Desde logo, porque isso não é uma coisa encaixável na realidade. Não estarás, mais uma vez, a faltar à verdade (como é teu apanágio)? Esta hipótese sim, é mais verosímil.

E "o ritmo da mãe natureza" (aspas em relação ao que dizes, não...ler comentário completo »
PE
IkerCasillas_FC P
2018-07-01 01h08m por PedroFCP_Returns
100% de acordo.
Saraiva313
2018-07-01 00h32m por ruipatricio
Se Portugal é pequeno com 11 milhões, o Uruguai tem 3, 5 milhões de habitantes.
Não acho é que tenhamos equipa para ganhar mundiais nem europeus, e como falta qualidade temos de evidenciá-la onde existe, e juntar todo o " entulho " restante de modo a que seja útil, foi precisamente o que o Uruguai fez, e acredito que passem a França, têm garra e crença, até no chão jogam com a cabeça para não perderem uma bola.
Adiós
2018-07-01 00h18m por JHendrix
Lutaram muito mas jogaram pouco. Defensivamente foram uma nódoa, principalmente os dois laterais, em que um deles é uma espécie de lateral e nada mais. . .

Em duas três jogadas simples o Uruguai colocou a bola no ataque e finalizou com classe. Depois souberam defender. Por isso merecem a passagem á próxima fase.
PE
Valdo
2018-06-30 23h23m por PedroFCP_Returns
Quem me dera voltar a esses tempos, tínhamos qualidade em todos os setores que jogavam à bola e ganhavam os jogos de forma convincente porém faltava aquela ponta de sorte no final e mesmo aí deixando uma boa imagem atualmente temos Ronaldo e apenas mais 3 ou 4 de qualidade. Dificilmente vamos ter uma geração tão boa como aquela de 2004-2008.
JKAPPA
2018-06-30 23h22m por Heatcliff
Aí é que tu te enganas, muita gente disse e digo muita gente mesmo que Portugal hoje era eliminado.
Futuro de Portugal
2018-06-30 23h14m por binocas
Jogadores que gostaria que se estreassem no futuro pela seleção portuguesa, aqui deixo alguns exemplos:
José Sá;
Diogo Costa;
Bruno Gaspar;
Ricardo Esgaio;
Fernando Fonseca;
Diogo Dalot;
Diogo Leite;
Diogo Queirós;
Yuri Ribeiro;
André Horta;
Bruno Xadas;
Sérgio Oliveira;
Diogo Jota;
Rúben Ribeiro;
Rafael Leão;
Bruno Costa;
Gil Dias;
Diogo Gonçalves;
Jorge Fernandes;
Joel Pereira;
João Félix;
Paulinho
PE
Valdo
2018-06-30 23h11m por PedroFCP_Returns
Também são bons mas com Pepe ao lado porque sem ele aquilo é um autêntico buraco e é por isso que Fonte acaba por "disfarçar", dificilmente vamos voltar a ter uma dupla de centrais assim ao nível das duplas Ricardo Carvalho/Pepe ou Fernando Couto/Jorge Costa e acho que ainda assim é ela por ela se é melhor ou não.
Portugal
2018-06-30 23h04m por dragaoazul_18
Acaba por sofrer do seu próprio veneno.

Espero que o Fernando Santos aprenda com este jogo que para jogar neste sistema de linhas recuadas com 2 jogadores moveis a frente , só é possivel com 2 jogadores tipo Cavani e Suarez. Jogadores robustos fisicamente , com capacidade para segurar a bola e rápidos. E que marquem golos. E de preferencia que sejam carraças nos centrais e no meio campo adversario.

Guedes foi novamente uma nulidade completa. Quaresma entrou...ler comentário completo »
PE
Valdo
2018-06-30 23h01m por PedroFCP_Returns
A nível de centrais é o mais preocupante até porque Pepe não irá durar sempre (no futuro tenho esperança nos Diogos ou até mesmo no Rúben Dias desde que não se "exceda") e lá à frente quando Ronaldo se retirar também é outra coisa preocupante.
JK
Sem querer ser mauzinho
2018-06-30 23h01m por JKappa
Era óbvio que Portugal não ia passar dos quartos com a França, o problema é que ninguém esperava perder hoje e daí a azia, mas há que ver o lado positivo, entre cair hoje com uma boa exibição ou perder com a França (quem sabe por goleada) se calhar este foi o mal menor.

Agora a parte em que sei que alguns vão levar a mal, mas eu queria que Portugal fosse eliminado hoje.
Estava ansioso para que tal acontecesse porque esta eliminação é o ponto de partida para o mercado ...ler comentário completo »
PE
iSMURF4
2018-06-30 22h54m por PedroFCP_Returns
Verdade para além de que sou defensor que os oitavos têm que ter seleções de todas as confederações e este ano nem uma única equipa da CAF ao fim de 30 anos para além de que mereciam muito mais, uma seleção com jogadores como Koulibaly, Mané, Baldé, Niang, etc. tem que estar entre os 16 melhores!
valdo
2018-06-30 22h53m por iSMURF4
Japão teve menos cartões amarelos se n estou em erro.

A Croácia se ganha à Dinamarca apanham logo o vencedor do Espanha v Rússia (n acredito muito na Rússia. . . mas com Putin nunca se sabe xD)

OUTRAS NOTÍCIAS

Sporting
Avançado está atualmente sem clube
Na noite desta sexta-feira, Nani foi convidado do programa "Titulares" da Sport TV. Quando abordado sobre um eventual fim de carreira de leão ao peito, o avançado, atualmente ...