placardpt
    Aves garante passagem às meias finais nos penáltis

    Será este o jogo do ano?

    2018/01/10 22:01

    Numa das partidas mais emocionantes dos últimos anos no futebol português, o Desportivo das Aves garantiu a passagem às meias finais da Taça de Portugal, depois de bater o Rio Ave por 4x5 nas grandes penalidades, após um 4-4 no final dos 90 minutos. Num jogo que teve de tudo, destaque para os dois golos marcados pelo Aves perto do minuto 90. Depois, foi a lotaria a decidir. 

    Mais bola, mais domínio, golo

    Foi um início de jogo com sinal mais para o Rio Ave. A equipa da casa, a jogar dentro da cadência ofensiva habitual, foi puxando o Aves para os últimos trinta metros e a criatividade dos homens do meio-campo vilacondense - Rúben Ribeiro, em noite de despedida, mostrou todo o seu arsenal técnico - foi criando problemas ao reduto defensivo adversário. Depois de um par de tentativas, Marcelo, na sequência de um canto, fez o primeiro. Havia justiça no placard

    Depois do golo, os homens de Miguel Cardoso baixaram os índices de pressão, e o Aves aproveitou para transformar a reação em oportunidades. Os avenses caíram em cima dos vilacondenses, que não tinham, por esta altura da partida, o mesmo domínio territorial. A equipa de Lito até chegou a marcar, mas o golo de Amilton foi anulado pelo auxiliar - o avançado parece estar em linha. 

    Depois do lance duvidoso, houve queixas no banco avense, com Lito Vidigal a receber ordem de expulsão. Os jogadores desentenderam-se em campo, o técnico avense recusou-se a sair e, na bancada, a claque dos homens de Santo Tirso era brindada com carga policial. Enfim, o jogo foi perdendo qualidade e o Rio Ave, sempre mais criativo, garantiu a vantagem ao intervalo. 

    Que recuperação, que final...

    Com um fim de primeira parte quezilento e com polémica minuto sim minuto não ainda no pensamento, o início da etapa complementar não poderia ter sido melhor. O Aves, a aproveitar um Rio Ave menos pressionante e intenso, caiu em cima do adversário, chegando à igualdade de bola parada. Defendi saltou mais alto e empatou a partida. Pouco depois, o Rio Ave voltava a marcar, novamente de bola parada, com os mesmos protagonistas: Guedes e Marcelo, com Tarantini a finalizar. Mas os avenses estavam transfigurados...para melhor. 

    Mesmo sem grandes oportunidades de golo, a verdade é que os comandados de Lito pressionaram os homens da casa, que, e poucas vezes tal aconteceu esta época, não mostraram grandes soluções para sair a jogar. Havia disponibilidade física, total comprometimento coletivo, mas as oportunidades não eram muitas: a última linha vilacondense era imperial - que grande jogo de Marcelo!

    À passagem do minuto 70, um autêntico dilúvio invadiu o estádio dos Arcos. Os adeptos dispersaram das zonas descobertas do estádio, houve lugar até à ajuda dos jornalistas no processo, e... o Rio Ave sentenciou. Geraldes conduziu a transição, Novais finalizou-a. Era o delírio em Vila do Conde, sendo que a chuva até deu tréguas a partir daí. 

    Os homens da casa faziam a festa, que já parecia anunciada - Geraldes esteve perto do 4-1 -, mas do lado visitante a mesma atitude persistia. E o impensável aconteceu. Em dois lances praticamente consecutivos, Amilton, primeiro, Arango (entrou bem), depois, empataram a contenda, que só não acabou logo no tempo regulamentar a favor do Aves porque Rui Vieira parou as intenções dos avenses. Ufa, gritavam os homens de Vila do Conde. 

    Os homens da casa, apoiados por uma massa associativa inexcedível, voltaram a entrar com pouco ritmo e capacidade de pressão, e o Aves respondeu com ratice. Lionn deixou fugir Arango, que, numa jogada de grande requinte técnico, voltou a fazer o gosto ao pé. Era o intervalo. 

    O início de segunda parte de prolongamento trouxe um autêntico festival de erros da equipa de Miguel Cardoso, que nao conseguia parar as transições avenses. Arango, Amilton e Gauld estiveram perto do quinto, mas o golo surgiu na baliza avense. Dala, em estreia, colocou os Arcos em erupção. Surreal. Era tempo da lotaria dos penáltis. 

    Nos castigos máximos, Bruno Teles foi o último a marcar e o único a falhar. Era a loucura avense. Que reviravolta, que jogo!

    U Quarta, 10 Janeiro 2018 - 19:00
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Carlos Xistra
    4-4
    (4-5 g.p.)
    Marcelo 17'
    Tarantini 53'
    João Novais 74'
    Gelson Dala 114'
    Rodrigo Defendi 49'
    Amilton Silva 88'
    Cristián Arango 90' 105'
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984
    FaseQuartos-de-Final
    Lances Capitais
    Q
    17´
    Golo Marcelo!!!
    Q
    49´
    Golo Rodrigo Defendi!!!
    Q
    53´
    Golo Tarantini!!!
    Q
    74´
    Golo João Novais!!!
    Q
    88´
    Golo Amilton Silva!!!
    Q
    90´
    Golo Cristián Arango!!!
    Q
    105´
    Golo Cristián Arango!!!
    Q
    114´
    Golo Gelson Dala!!!
    A Chave
    Entrada de Arango - O avançado que pertence ao Benfica revolucionou a partida, entrando para fazer o 3x3 e o 3x4, em jogadas de grande qualidade técnica. Terá ganho a titularidade, à partida...
    O Árbitro
    A arbitragem de Carlos Xistra esteve longe de agradar aos responsáveis avenses. Dá a ideia que o golo de Amilton foi mal anulado, Nélson Monte poderia ter visto o segundo amarelo e, perto do final do jogo, há duvidas se o toque de Marcelo, já dentro da área, foi suficiente para fazer cair Arango. 
    O Melhor
    A emoção
    Que festa da Taça, em Vila do Conde. As duas equipas entregaram-se de alma e coração, os adeptos criaram uma boa moldura humana e, no fim, ganhou o futebol. De realçar, claro está, os dois golos avenses já a roçar o final da partida. Poucos acreditavam, mas quando a equipa acredita...
    O Pior
    Erros defensivos caseiros
    Depois de realizar uma exibição positiva com bola até aos últimos minutos do tempo regulamentar, o Rio Ave acumulou uma catadupa de erros que lhe custou caro. Dois golos sofridos de forma quase consecutiva perto do minuto 90 mancham qualquer boa intenção...
    Forma
    Rio Ave
    2017/2018
    25J
    13V
    5E
    7D
    40-28G
    Desp. Aves
    2017/2018
    22J
    6V
    6E
    10D
    29-32G

    Fotografias(25)

    Taca Portugal: Rio Ave x Desp Aves
    Taca Portugal: Rio Ave x Desp Aves
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    CD AVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    NO
    Rio Ave - Desportivo Aves
    2018-01-11 12h13m por norbertofaria
    Excelente jogo de futebol. O Rio Ave adormeceu ao 3-1, e o Aves acreditou e foi bonito de se ver! Parabéns ao Aves que tem as portas do Jamor bem abertas, mas sempre desconfiando deste Caldas, que não terá nada a perder. Excelente eliminatória e por isso mesmo o Desportivo das Aves é o favorito em dois jogos!
    NO
    Caldas-Farense
    2018-01-11 12h09m por norbertofaria
    Um vergonha para a FPF, a não transmissão pela TV deste jogo. Porque? Por serem dois clubes do CP? Então a festa da Taça não é isto? Vão transmitir a meia final entre o Caldas e o Desportivo Aves? Ou não? Já que está uma equipa do CP!!! Eu sou um adepto do futebol e adoraria ver o Caldas vs Farense, num campo lotado e em festa!!!
    NO
    jogo
    2018-01-11 12h00m por notaartistica
    nao pude ver o jogo com muita pena, parece ter sido um daqueles jogos epicos. para o rio ave fica uma frustração que não deve ser nada fácil de aguentar, eliminar braga e benfica, estar a ganhar 3-1 ao 88 minutos e ser eliminado, ainda por cima em casa, não deve ser nada fácil de digerir. do outro lado um aves que teve o mérito de nunca deitar a toalha ao chao.
    também é por estas e por outras que a taça é uma competição especial. . . quem é que no inicio da época ia prever que íamos ter umas meias finais de taça entre aves e caldas?
    A_verdade_pura
    2018-01-11 11h28m por dokas2
    Não é por ganhar este jogo que é o melhor treinador do mundo nem por perder frente ao Moreirense em casa que é o pior treinador do mundo mas é um treinador que não é humilde não sendo a primeira vez que faz este género de comentários e prova guerras
    Injusto
    2018-01-11 11h20m por dokas2
    Para quem eliminou Braga e Benfica e esteve até ao minuto 88 a vencer 3-1 com um pé nas meias-finais, fica um sentimento que poderíamos ter feito muito mais.
    Relativamente ao jogo, um grande jogo de futebol em que o Aves nunca desistiu aproveitando a facilitismo dado pelo Rio Ave nos ultimos minutos. O que fizemos bem nas duas eliminatórias anteriores falhamos ontem ao desistir de atacar nos ultimos minutos e trocar passes da entrada da nossa grande área. A custo disso o Aves cresceu...ler comentário completo »
    Rio Ave vs Aves
    2018-01-11 10h11m por SamAllardyce
    acompanhei apenas a 2ª parte do prolongamento infelizmente não vi o 3-3 nos 90min mas consegui ver algumas coisas que quero destacar:

    o golo do Dala, melhor estreia era impossivel (vou comprar o homem na [. . . ] xD)
    Ryan Gauld está a crescer gostei, está mais maduro e não tremeu no penalti!
    Ruben Ribeiro não me parece ser jogador para o Sporting, não conseguiu destacar-se quando a equipa mais precisava, nos momentos de tensão não esteve acima dos demais. . . ...ler comentário completo »
    .
    2018-01-11 01h25m por Jimmy14
    Grande jogo, grande força de vontade.
    Estive lá como sempre.
    falcom4ever
    2018-01-10 23h27m por GbassaySessay
    Quica facam melhores figuras que a equipa Zero Pontos. . . . .
    FU
    Sou o único
    2018-01-10 23h26m por Furiosovp
    Que acho o Lito estupendo? O gajo para além de ser um barão, é muito inteligente!
    FA
    Ainda bem
    2018-01-10 23h22m por falcom4ever
    Que o finalista não vai à Europa. . .

    O Aves ou o Caldas na Europa? Que pesadelo!
    JohnnySCP19
    2018-01-10 23h21m por Kurika
    OK, daqui a dois meses falamos, quando forem as meias-finais e vocês perceberem que houve realmente esta mudança. Vai ser giro.
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2018-01-10 23h15m por 4lfredo
    Sim, sem dúvida! ;)
    Para quem ainda tem dúvidas
    2018-01-10 23h15m por Kurika
    http://www. maisfutebol. iol. pt/uefa-finalista-vencido-da-t aca-deixa-de-ir-a-europa
    JohnnySCP19
    2018-01-10 23h13m por Kurika
    Pois, só que ele está certíssimo.
    Vocês é que não acompanham as mudanças de regras da UEFA.
    Vai ver casos por essa Europa fora e vais perceber.
    ramiroo
    2018-01-10 23h12m por Kurika
    Daqui a dois meses, vai tudo perceber, não te preocupes.
    Depois, vão andar aqui a perguntar: "oh, pessoal, ouviram isto que o finalista da Taça não vai à Europa? Alguém sabe se isto é verdade?"
    ;)
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2018-01-10 23h12m por 4lfredo
    E o Novais marcou. . . ;)
    Marega5
    2018-01-10 23h10m por Kurika
    Já não é assim desde 2015. A UEFA mudou essa regra. O finalista que perca já não vai à Europa, mesmo que perca com o campeão. Esse lugar passa para o campeonato (5º lugar neste caso).
    É só ires ver casos por essa Europa fora. Por exemplo, Juve-Milan foi a final da Coppa Itália em 2016, Juve ganhou (e foi campeã) e o Milan não foi à Europa.
    Mas daqui a dois meses, toda a gente vai perceber que houve esta mudança. Depois não digam que não avisei. :)
    João Novais
    2018-01-10 23h10m por 4lfredo
    Já agora mais um golo, em 4 jogos marcou 6 golos! Números muito interessantes para um médio!
    Repitam comigo. . .
    2018-01-10 23h09m por ramiroo
    . . . Só vai à Europa quem ganha a taça!
    oglorioso1904
    2018-01-10 23h07m por Jorusescu
    é um meme xD não fiques zangado pá
    bem feita
    2018-01-10 23h05m por dragaopausado
    para os baba ovo do treinador do rio ave. . . qualquer treinador que faça 4 meses interessantes consideram logo o melhor em portugal. . . não tou a dizer que não presta, mas exageram às vezes
    Marega5
    2018-01-10 22h59m por Kurika
    Para ir à Liga Europa via Taça é mesmo preciso ganhar.
    O finalista vencido já não vai desde 2015.
    Se a final for Porto/Sporting-Caldas ou Porto/Sporting-Aves, e o Porto/Sporting ganharem, vai o 5º classificado à Europa.
    AvesSempre!
    2018-01-10 22h49m por senhor-doctor
    Sim reparei no erro mesmo agora, quis dizer:

    Parabéns ao Aves! São favoritos para as meias finais, e há a possibilidade de irem a Liga Europa!
    Jogo
    2018-01-10 22h41m por senhor-doctor
    Resultado muito interessante. Gelson Dala marcou um pouco antes de ter começado a acompanhar (radio), precisando apenas de 10 minutos em campo! Ryan Gauld marcou a primeira grande penalidade! Mama Balde nao jogou, mas tinha sido ele a fazer a assistência no jogo anterior.

    Parabéns ao Chaves!
    PR
    zerozero
    2018-01-10 22h40m por professorxibanga
    "após um 4-4 no final dos 90 minutos. " No final dos 120, era o que queriam dizer.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Decisão comunicada pelo TCAS
    Pinto da Costa não vai estar no banco de suplentes do FC Porto na final da Taça de Portugal, a ser disputada frente ao Sporting, no próximo dia 26 de maio no Estádio do ...
    18-05-2024 10:22