placardpt
Vitória leonina por 2x0

Leão obrigado a levar jogo bem a sério para seguir em frente

O Sporting levou o jogo com o Famalicão mesmo a sério e conseguiu a passagem à fase seguinte da Taça de Portugal com uma vitória por 2x0. Jorge Jesus fez poucas poupanças e os leões tiveram (quase) sempre concentração máxima, o que permitiu um controlo durante quase todo o encontro frente a uma equipa do Famalicão que foi a Alvalade com um plano bem definido e sabia bem como ferir os leões. A entrada de Bruno Fernandes, à hora de jogo, acabou por ser determinante para o desfecho da partida. O internacional português fez duas assistências para os golos que eliminaram o emblema famalicense que, apesar da eliminação, deu uma boa imagem perante um adversário de valia superior.

Famalicão mereceu o respeito de Jesus

Jorge Jesus encarou a equipa do Famalicão com bastante respeito, prova disso é a utilização de alguns dos jogadores mais utilizados dos leões, como Rui Patrício e Coates. Ainda assim, e com algumas mudanças, o técnico leonino surpreendeu com a chamada de Coentrão ao onze para a posição de médio esquerdo, uma surpresa que durou apenas 10 minutos porque Jonathan Silva sairia lesionado. Antes disso já tinha sido o Famalicão a criar perigo, precisamente pelo lado esquerdo da defesa leonina. Rui Patrício evitou o golo mas o Sporting teve sérias dificuldades nos primeiros quinze minutos de jogo, onde o Famalicão se mostrou personalizado.

Adeptos do Famalicão fizeram sentir-se em Alvalade ©Carlos Alberto Costa

A saída de Jonathan acabou por ter influência no que restou do primeiro tempo. Isto porque as peças mudaram de posição e os verde e brancos começaram a assumir o jogo, com Podence e Gelson a criarem bastantes dores de cabeça à equipa contrária. O Famalicão sentiu o impacto das primeiras iniciativas dos leões e acabou por procurar mais o contra-ataque do que tinha feito no arranque do encontro.

As trocas posicionais no lado direito do ataque leonino foram permitindo as primeiras ocasiões ao Sporting, sempre com Podence em destaque na hora de assistir. Bas Dost, duas vezes, teve ocasião para fazer o golo, com o primeiro sinal de perigo a ser dado pelo recém-entrado Gelson Martins. O Famalicão ia tentando chegar perto da baliza de Rui Patrício mas não estava a conseguir criar perigo, ainda que Rui Costa tenha dado alguns problemas à defesa leonina, especialmente a Tobias Figueiredo. Apesar da melhoria por parte da equipa de Alvalade o intervalo chegou sem qualquer golo na baliza (Bruno César foi quem mais se aproximou com um remate ao poste). É verdade que o Sporting estava a ser melhor, mas tinha de manter os níveis de seriedade e concentração ao máximo para ultrapassar o Famalicão.

Podence foi dos mais irrequietos ©Carlos Alberto Costa

A segunda parte teve um início um pouco semelhante aos primeiros quinze minutos da partida. O intervalo permitiu ao Famalicão recuperar forças e os famalicenses iam aparecendo novamente com mais perigo e maior proximidade da área leonina. No Sporting começava a faltar criatividade e numa altura em que o Famalicão ameaçou com um remate de Vítor Lima defendido por Rui Patrício, Jorge Jesus lançou mais um dos pesos pesados. Bruno Fernandes substituiu um desinspirado Petrovic e aos poucos o Sporting voltou a ficar por cima.

E foi mesmo dos pés do agora internacional português que surgiu o primeiro golo da partida. Pontapé de canto direito à cabeça de Coates e o uruguaio contou ainda com um desvio para inaugurar o marcador.

Golpe de Bas Dost e muralha de Patrício impediram reação

Desenganem-se aqueles que pensam que depois do golo o Sporting conseguiu ganhar logo o controlo da partida por completo. O Famalicão sabia por onde ferir o leão e nem o golo fez com que a equipa de Dito desistisse da eliminatória. Foram dez minutos de maior intensidade aos quais Rui Patrício soube responder da melhor maneira.

Cabeceamento de Bas Dost foi duro golpe para o Famalicão ©Carlos Alberto Costa

Tal como tinha acontecido antes, foi preciso um aviso do Famalicão para a equipa de Jorge Jesus voltar a acordar. O Sporting voltou a subir de rendimento e voltaria a marcar, novamente com assistência de Bruno Fernandes e novamente de cabeça. Desta vez foi Bas Dost a dar o golpe e desta feita o Famalicão teve dificuldades para se levantar, ainda que tenha tido uma grande oportunidade para voltar a entrar na partida depois de uma grande penalidade cometida por Mattheus Oliveira. No frente a frente com Rui Costa, Rui Patrício voltou a dar razão a Jorge Jesus pela chamada ao onze e impediu o golo que o Famalicão e Rui Costa tinham feito por merecer.

 
 
U Quinta, 16 Novembro 2017 - 20:30
Estádio José Alvalade
Hélder Malheiro
2-0
Sebastián Coates 65'
Bas Dost 81'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
Fase4ª Eliminatória
A Chave
Minuto 86: A defesa de Rui Patrício impediu a reação ao Famalicão quando ainda faltavam alguns minutos para o final da partida.
O Árbitro
Erro do auxiliar no lance da grande penalidade do Famalicão uma vez que havia um jogador fora-de-jogo no momento em que o penálti foi assinalado.
O Melhor
Concentração leonina
O Pior
Lesão de Jonathan
Forma
Sporting
2017/2018
20J
12V
6E
2D
40-16G
FC Famalicão
2017/2018
17J
8V
5E
4D
23-16G
Sabia que...by playmaker stats
Manteve-se a tradição: o Sporting venceu todos os jogos em casa frente ao Famalicão e eliminou sempre os famalicenses na Taça de Portugal
Rui Costa marcara na única grande penalidade que apontara esta época, frente ao SC Braga B

Fotografias(35)

Sporting x FC Famalicao - Taca de Portugal Placard 2017/2018 - 4a Eliminatoria 
Sporting x FC Famalicao - Taca de Portugal Placard 2017/2018 - 4a Eliminatoria 
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Gelson
2017-11-17 09h35m por senhor-doctor
Tem melhorado, ontem agitou muito o jogo e foi uma peça importante. Tive preocupado pois jogou por 45 minutos nos dois jogos de Portugal, mas pareceu "fresco". Temos agora um bom período para descansar e preparar para o jogo importantíssimo contra o Olympiakos
ED
4lfredo
2017-11-17 01h13m por eduscp11
O Rui Costa nao pode jogar numa equipa qualquer da primeira liga. Para mim tem qualidade para jogar no Sporting é melhor que o Alan Ruiz á vontadinha
JohnnySCP19_Reg ressa
2017-11-16 23h11m por 4lfredo
Concordo em absoluto!
Scpdp
2017-11-16 23h00m por 4lfredo
Concordo com a tua análise em relação ao jogadores! Sem dúvida que o Podence fez uma excelente partida!
shin_chan_scp
2017-11-16 22h58m por 4lfredo
Pois, também espero que sim! :D :D
SC
Jogo
2017-11-16 22h58m por Scpdp
Rui Patrício: muito bem
Ristovski: normal. Defensivamente esteve bem embora esperasse mais ofensivamente.
Tobias: assim assim. Em janeiro tem de ser emprestado.
Coates: normal.
Jonathan Silva: não deu para ver.
Petrovic: até não decidia mal, mas mostrava falta de confiança a sair a jogar.
Battaglia: normal.
Coentrão: bem.
Bruno César: começou bem só que depois. . . . .
Podence: fenomenal!!!!!! Fazia de tudo, isolava jogad...ler comentário completo »
*
2017-11-16 22h47m por 4lfredo
Bruno César.
Brinco. . . :D
shin_chan_scp
2017-11-16 22h47m por 4lfredo
Pois foi! xD
Pelo menos o Coentrão aguentou-se, se o Coentrão lesiona-se também, íamos ver o Brinco César a jogar a DE com o Olympiakos! Foi um mal menor. . .
Jogo
2017-11-16 22h43m por 4lfredo
Foi um bom jogo e uma boa vitória. O Famalicão esteve muito bem, e dificultou muito a vida ao Sporting. Penso que criaram situações para marcar pelo menos um golo, creio que era justo. Acho no coletivo os jogadores do Famalicão estiveram bem, destacando apenas como o melhor jogador Rui Costa encheu-me as medidas, fez uma excelente exibição, não vai demorar muito e vai estar a jogar na 1° liga. Quanto ao Sporting, cumpriu e é o que importa, destaco na equipa o Daniel Podence e o Bruno...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Inglês
Oficial
Na noite desta quinta-feira, o Manchester City renovou com um dos membros mais emblemáticos e menos mediáticos do plantel: Scott Carson vai continuar nos cityzens por mais uma ...