placardpt
Camarões e Austrália empatam

Dois pontos, a soma de todos os erros

2017/06/22 17:58

Era o duelo dos pequenos antes da entrada em cena dos grandes. Camarões e Austrália entraram em campo em São Petersburgo com zero pontos conquistados, saíram com apenas um ponto para cada. É verdade que nenhuma das equipas ficou ainda eliminada, e havia a possibilidade de tal acontecer, mas também é verdade que esta era claramente a melhor ocasião para uma das formações somarem três pontos entre as três jornadas.

Um duelo equilibrado nos pontos positivos e também nos negativos - tantos erros nos ataques, de parte a parte... - resultou num empate a uma bola, com um golo para cada equipa em cada parte e um momento de classe por parte dos Camarões a ser dos poucos momentos marcantes do encontro.

Um toque de classe para animar a tarde

O arranque foi minimamente interessante, com um jogo aberto e com a Austrália a lançar os primeiros avisos, muito graças a Mooy e Rogic. Falamos dos primeiros 15 minutos, porque depois disso haveria um longo período de estudo mútuo tático e pouco futebol ofensivo. 

©Buda Mendes / Getty Images

Passou a marca dos 15' e a bola andou de cá para lá, sem conseguir entusiasmar sequer os adeptos das equipas em campo. Quando se aproximava das grandes áreas, não era bem tratada pelos atacantes e os lances perdiam-se. Foi preciso aproximarmo-nos do intervalo para que se vissem momentos ofensivos dignos de registo em São Petersburgo, com o trio de ataque camaronês a conseguir por fim demonstrar capacidade para desequilibrar. 

Uma combinação entre Moukandjo e Aboubakar impressionou mas não teve resultado visível, antes de surgir por fim o primeiro golo do encontro, num lance de classe de Anguissa. Um passe longo de Ngadeu-Ngadjui encontrou Zambo Anguissa, que colocou a bola sobre o guarda-redes australiano com um toque delicado de primeira. Um golo bem-vindo para terminar em alta 45 minutos pouco entusiasmantes.

Desacerto compensado por um penálti

Em desvantagem no encontro, os Socceroos tentaram reagir no segundo tempo e até conseguiam controlar a bola a meio-campo e colocá-la no último terço, mas quando lá chegava faltava sempre qualidade. Os ataques eram previsíveis, sem ideias, e não exigiam demasiado esforço por parte da defesa adversária.

©Buda Mendes / Getty Images

Os Leões Indomáveis, por outro lado, podiam não conseguir controlar o encontro mas demonstravam de quando em vez o talento e velocidade para criarem ocasiões claras e, assim, aproximarem-se do 2x0. Aboubakar foi servido de bandeja por Bassogog para dilatar o resultado aos 58', mas não conseguiu acertar no alvo. Pedia-se muito mais ao ponta-de-lança e houve muitos pares de mãos levados à cabeça pelos adeptos presentes no estádio.

O falhanço reforçou a esperança australiana e Gersbach conseguiu ganhar uma falta na grande área camaronesa. Milligan correspondeu no penálti, colocando a bola no canto inferior esquerdo, e o empate estava restabelecido, castigando os Camarões pelos erros, que aumentariam na quota logo de seguida, novamente com Aboubakar a desperdiçar na cara do golo.

O avançado camaronês teve ainda mais algumas ocasiões - não tão claras como as anteriores - mas não teve melhor sorte e não conseguiu evitar um resultado que deixa as duas equipas vivas na competição, mas por muito pouco.

U Quinta, 22 Junho 2017 - 16:00
Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
Milorad Mazic
1-1
Zambo Anguissa 45'
Mark Milligan 60' (g.p.)
Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
Lotação68 134
Medidas-
Inauguração2017
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo B
Lances Capitais
45´
+1
GOLO Camarões!
Zambo Anguissa marca
Zambo Anguissa marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
60´
GOLO Austrália
Mark Milligan marca de grande penalidade!
Mark Milligan marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
A Chave
Minuto 45+1: Zambo Anguissa finalizou com classe e deu vantagem aos Camarões, animando uma tarde que até então estava a ser desinteressante.
O Árbitro
Com recurso ao vídeo-árbitro, Milorad Mažić esteve bem na marcação da grande penalidade que daria o golo australiano e não teve influência direta no resultado, mas ficou a ideia de que poderia ter havido um critério disciplinar um pouco mais rígido.
O Melhor
Uma bela finalização e não só
Zambo Anguissa foi uma das figuras do encontro, primeiro porque foi o autor do momento mais bonito do jogo e porque ajudou sempre a equipa no transporte da bola para o ataque. A finalização perto do fim do primeiro tempo, no entanto, foi o seu momento de glória e parecia encaminhar os Camarões para um triunfo importante, mas um penálti no segundo tempo alterou o rumo.
O Pior
Desperdício de Aboubakar
Foi decisivo na final da Taça das Nações Africanas, apontando o golo do triunfo que permitiu aos Camarões marcarem presença na Rússia. Mas a tarde não correu nada bem ao avançado dos quadros do FC Porto, que desperdiçou ocasiões claríssimas, em particular na segunda parte. Pouco antes e pouco depois do golo australiano, o ponta-de-lança ficou em posição de finalização, só com o guarda-redes pela frente, e nas duas ocasiões atirou ao lado.
Forma
Camarões
2016/2017
13J
5V
5E
3D
13-13G
Austrália
2016/2017
3J
0V
1E
2D
3-8G
Sabia que...by playmaker stats
Foi o 2.º empate dos Camarões na Taça das Confederações em 10 partidas:
2017 Austrália (1-1)
2003 Estados Unidos (0-0)
A Austrália não empatava um jogo na Taça das Confederações desde o 2.º jogo na prova (1997 Brasil 0-0)
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
CAMARÕES
EMPATE
AUSTRÁLIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
FCP_2017
2017-06-22 23h04m por BetrayalKiller_SLB
Muito obrigado! E foi merecido sendo assim, não tiveram respeito, a Federação Camaronesa também não teve!
. . .
2017-06-22 22h54m por BetrayalKiller_SLB
Alguém me pode dizer porque é que o Matip do Liverpool não é convocado? Ou o Chopo Moting do Schalke 04. . . ou o Nkoulou do Lyon. . . Jogadores com bastante qualidade que poderiam representar esta seleção. É porque estão lesionados?
_H
Camarões - Austrália
2017-06-22 18h16m por _HBS_
Este jogo foi muito interessante de ver. Dei por mim a torcer pelos Camarões, que têm aquele perfume e instinto africano, misturados com um caos que os impediu de destruirem completamente a Austrália, que é muito inferior. Este Bassagog é um craque, mas lá está, é um pouco caótico, não sei como se sairia numa grande liga europeia. O jogo de hoje foi o protótipo do Aboubakar, falhar golos cantados assim não pode ser admitido num avançado; tem enorme disponibilidade física e é bom no esp...ler comentário completo »
EN
Aboubakar
2017-06-22 18h13m por enoqueosportinguista
esse gajo falha cada golo 😀
foi um festival de falhanços. . . o porto melhor aproveitar e vender enquanto ainda é tempo.

OUTRAS NOTÍCIAS

Benfica
Médio teve declarações polémicas
Rui Costa concedeu, esta quinta-feira, uma longa entrevista a um grupo de órgãos de comunicação social selecionados onde abordou a época do Benfica. Entre os ...