placardpt
Bélgica venceu a Irlanda

Já se começa a ver qualquer coisa dos red devils

Foi uma Bélgica diferente aquela que entrou esta tarde em Bordéus. A perceber que é favorita e a não ter medo de assumir essa condição, os belgas estiveram quase sempre em cima dos irlandeses. Mas, a história sempre nos mostrou que o povo irlandês sabe sofrer e, quando precisa, une-se para o bem comum. Dessa forma, não foi fácil aos belgas furarem o verdadeiro muro que a Irlanda montou à frente da sua baliza. Só na segunda parte o muro da República da Irlanda foi ultrapassada.

Marc Wilmots teve de dar a mão à palmatória e colocar Kevin de Bruyne a jogar na posição de 10. Assim, viu-se uma Bélgica com capacidade de jogar entrelinhas e de encostar a Irlanda à sua baliza. Porém, faltou criar oportunidades e, para isso, muito contribuiu a primeira parte quase nula de Lakaku. O avançado deu 45 minutos de avanço ao adversário e desperdiçou algumas boas combinações do meio-campo da Bélgica. 

Mas, apesar de não terem sido brilhantes, percebeu-se que só a Bélgica teria capacidade para marcar e que, caso isso viesse a acontecer, teria de partir de Kevin de Bruyne

©Getty / Dean Mouhtaropoulos

O intevalo mudou tudo

O intervalo fez bem a Bélgica e não é difícil perceber porque. Os 15 minutos de paragem devem ter servido para Wilmots explicar a Lukaku o que tinha de fazer. Logo na abertura do segundo tempo, uma jogada de de Bruyne, deixou o avançado do Everton sozinho à entrada da área e ele não perdoou. 

O estranho do jogo foi o que aconteceu depois. A ganhar, e a jogar bem, a Bélgica desapareceu do jogo durante quase 15 minutos. A Irlanda esteve perto de marcar e os adeptos belgas começavam a ficar preocupados. Só que quem tem jogadores como Kevin de Bruyne ou Hazard está sempre mais perto de marcar. Um boa jogada coletiva permitiu a Witsel marcar de cabeça sozinho na área e, uma arrancada de génio do extremo Chelsea, permitiu a Lukaku fazer o seu segundo golo.

Uma vitória clara e indiscutível de uma das equipas que, se conseguir aliar as estrelas ao coletivo, pode ser uma das forças a ter em conta neste Campeonato da Europa. Para já, foi dado um passo importante para o apuramento para os oitavos de final. 

U Sábado, 18 Junho 2016 - 14:00
Stade Matmut-Atlantique
Cuneyt Cakir
3-0
Romelu Lukaku 48' 70'
Axel Witsel 61'
Stade Matmut-Atlantique
Lotação42 115
Medidas105x68m
Inauguração2015
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo EJornada 2
Lances Capitais
48´
GOLO Bélgica!
Romelu Lukaku marca
Romelu Lukaku marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
61´
GOLO Bélgica!
Axel Witsel marca
Axel Witsel marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
70´
GOLO Bélgica!
Romelu Lukaku marca
Romelu Lukaku marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
A Chave
Aos 61 minutos, Axel Witsel fez o segundo golo para a Bélgica numa altura em que a Irlanda estava perto de empatar. Esse momento deu a tranquilidade aos belgas que não voltaram a ter problemas no jogo.
O Árbitro
Cüneyt Çakir teve uma arbitragem de bom nível. Nos lances difíceis esteve quase sempre bem e não se sentiu a sua influência no resultado.
O Melhor
Kevin de Bruyne
Tinhamos escrito na antevisão que Kevin de Bruyne podia ser a chave do jogo, caso jogasse no meio-campo. O jogador do Manchester City foi sempre o criativo que faltou à Bélgica contra a Itália. Nem sempre foi o homem do último passe, mas foi sempre o jogador que arrastou a defesa e criou desequilíbrios.
O Pior
Ataque da Irlanda
É certo que se sabia que a Irlanda não ia atacar muito, mas o ataque irlandês quase nunca conseguiu criar moça na defesa da Bélgica. Quando quis atacar, a Irlanda mostrou que não tinha as armas certas e acabou por destapar a defesa.
Forma
Bélgica
2015/2016
6J
3V
1E
2D
10-8G
Rep. Irlanda
2016
6J
1V
3E
2D
6-9G
Sabia que...by playmaker stats
A vitória da Bélgica por 3-0 à Rep. Irlanda é a maior de sempre em Campeonatos da Europa (5 triunfos)
Foi a 5.ª vitória dos belgas em Campeonatos da Europa (14 jogos, 2 empates e 7 derrotas; 16 golos marcados e 22 sofridos)
Tal como ontem (ESP 3-0 TUR), a vitória por 3 golos da Bélgica frente à Irlanda é a + folgada do Euro 2016
Bélgica nos 10 últimos jogos nas fases finais (6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas) em que participou (Mundial 2002, 2014 e Euro 2016)
A Bélgica é até ao momento a seleção com + golos numa 2.ª parte neste Campeonato da Europa (3 golos entre os 46´-90´)

Fotografias(8)

Bélgica x República da Irlanda - Euro 2016 - Fase de Grupos Grupo EJornada 2
kevin de bruyne,jogador,robbie brady,belgica,equipa,rep. irlanda,euro 2016,euro
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BÉLGICA
EMPATE
REPÚBLICA DA IRLANDA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
typo
2016-06-18 19h31m por cmtcosta
intevalo
LO
CSKAlpendorada
2016-06-18 17h11m por LolmacaEoS via mobile
NãO creio que nem um nem outro consiga chegar à final. Mas Portugal pode muito bem eliminar a Bélgica se se confirmar esse confronto (penso que seria teoricamente mais vantajoso acabar em segundo e dessa forma defrontar o segundo lugar do grupo B)
TC
escassez no resultado
2016-06-18 16h11m por Tchallaz
resultado peca por escasso, bélgica muito superior a esta irlanda, são muito simpáticos e combativos, mas jogam pouco futebol, penso que deveriam ter vencido a suécia na 1ªjornada, visto que hoje não tiveram grandes ocasiões, para incomodar os belgas, que devem confirmar com maior ou menor dificuldade, o segundo lugar do grupo, e consequente qualificação para a fase a eliminar da prova. Com confiança, é uma seleção que irá correr por fora, na luta pelo título europeu, a par de Portugal, Croácia e Itália.
resultado. . .
2016-06-18 16h07m por cherub_james
muito enganador, quem vir até pensa que a bélgica dominou a Irlanda. . . a eficácia salvou os Belgas. . . agora o treinador da Irlanda deveria dizer que os Belgas não jogam futebol pois a tática da Itália foi a mesma que esta Bélgica e Wilmots queixou-se. . .

OUTRAS NOTÍCIAS

II Liga
Oficial
21 jogos ao leme da equipa
O anúncio surgiu na tarde desta segunda-feira. Com recurso às redes sociais, a UD Oliveirense oficializou o término do vínculo que ligava o clube a Ricardo Chéu, ...