placardpt
FC Porto passa no Bessa

Um grito de liberdade com cheirinho a rebeldia

No primeiro ensaio já sem Lopetegui, o FC Porto conseguiu o mais importante: os três pontos, mas com selo de goleada (0x5) no dérbi da cidade Invicta, frente ao Boavista, no Estádio do Bessa e a viragem da Liga a quatro pontos do líder Sporting.

Brilhante? Não, mas mais livres

Atenção: nem tudo foi bom no jogo do FC Porto. A exibição foi q.b., poder-se-á dizer. Mas Herrera, por exemplo, personificou aquilo que mudou com a saída de Lopetegui. Mais soltos, mais «vagabundos», menos amarrados a uma filosofia de jogo que tirava alegria a muitos dos que hoje se exibiram a um nível aceitável.

Exemplo? O golo do médio mexicano, aos 11 minutos. O que outrora seria lateralizado na conceção de jogo de Lopetegui, agora foi vertical e magistral. André André lançou o passe perfeito para o espaço, Herrera dominou de peito, rodou e atirou para o 0x1. Simples, linear mas eficaz.

E foi na liberdade dos médios que o FC Porto construiu as asas desta vitória. Brahimi foi menos extremo e apareceu não raras vezes junto de Aboubakar, bem na área – mas não brilhou o argelino, longe disso; Corona, esse sim, tinha ordens para abrir na linha e alargar o jogo portista quando necessário. Mas Herrera e André André – sobretudo o primeiro – foram os maestros desta nova batuta em período de ensaios.

O mexicano construiu, apareceu e marcou os ritmos do jogo do FC Porto. E entregou-se à luta. Despiu aquele fato amorfo e desligado que tantas vezes vestiu esta época e ganhou todos os duelos que havia para ganhar no miolo do Bessa. Auxiliado por outro «carregador de pianos» versão 2.0, André André, o motor do dragão controlou sempre o centro nevrálgico da partida.

Talvez por isso nem tenha precisado de criar muitas ocasiões de perigo para deixar a imagem clara que depois do golo de Herrera só uma equipa iria sair com os três pontos da Avenida da Boavista. Gideão ainda evitou por duas vezes o avolumar do resultado, mas assim que a torneira se abriu a coisa descambou.

Aos 62, Corona fletiu da linha para o meio e rematou colocado, de pé esquerdo. Os golos de Aboubakar, aos 73' e 82' e de Danilo (93'), de calcanhar, já vieram apenas somar a uma história conhecida, mas fica a nota para mais uma assistência de Miguel Layún (a 8ª) e o «bis» do camaronês, tão afetado por «secas» esta época. Mas tudo isto transpirava a liberdade, rebeldia até de quem, porventura, quis mostrar que jogar à bola solto de amarras é o que melhor assenta a esta equipa. 

Há querer, mas falta o saber... 

Rui Barros felicita todos
Rui Barros assumiu de forma interina a liderança da equipa depois da saída de Lopetegui. O ex-jogador dos dragões foi interventivo quando teve de ser e na memória fica o gesto depois do 0x2: cumprimentou um a um os homens que estavam no banco de suplentes.
Os axadrezados tentaram, não se lhes pode apontar essa carência. Mas Erwin Sánchez tem em mãos uma pantera que ameaça não sobreviver na selva da Liga. 

Uchebo foi abnegado mas desgastou-se numa luta inglória com os centrais do FC Porto. Luisinho tem pés para dar e vender mas corre na pista errada. Bukia foi irreverente mas inconsequente; e isso de nada serve. Por isto, e por duas substituições forçadas ainda na primeira parte – Tengarrinha e Nuno Henrique -, o Boavista não deu mais, ainda que as boas intenções tivessem saído reforçadas ao intervalo. Mas foi tudo muito curto. E o golo de Corona despiu-se em definitivo.

Seja como for, a pantera terá oportunidade para fazer diferente já na próxima quarta-feira, quando o Bessa voltar a ser palco deste dérbi, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal. 

U Domingo, 10 Janeiro 2016 - 18:15
Estádio do Bessa Séc. XXI
Fábio Veríssimo
0-5
Héctor Herrera 11'
Jesús Corona 62'
Vincent Aboubakar 72' 81'
Danilo Pereira 90'
Estádio do Bessa Séc. XXI
Lotação28 263
Medidas105x68
Inauguração1910
FaseCampeonato
JornadaJornada 17
Lances Capitais
11´
GOLO FC Porto!
Héctor Herrera marca
Héctor Herrera marca o seu 5º golo na prova (13 jogos)
62´
GOLO FC Porto!
Jesús Corona marca
Jesús Corona marca o seu 7º golo na prova (12 jogos)
72´
GOLO FC Porto!
Vincent Aboubakar marca
Vincent Aboubakar marca o seu 7º golo na prova (16 jogos)
81´
GOLO FC Porto!
Vincent Aboubakar marca
Vincent Aboubakar marca o seu 8º golo na prova (16 jogos)
90´
+3
GOLO FC Porto!
Danilo Pereira marca
A Chave
Não que o Boavista ameaçasse o empate, mas o segundo golo do FC Porto acabou por colocar uma pedra no assunto do vencedor. Os dragões dominaram sempre a partida, embora os axadrezados tenham entrado para a segunda parte com vontade de reagir. Isso acabou aos 62 minutos, com o golo de Jesús Corona.
O Árbitro
Jogo sem grandes casos, com a equipa de arbitragem a invalidar, e bem, um golo ao Boavista por posição irregular.
O Melhor
Herrera
Aquele cuja quebra de rendimento mais se notava em 2015/2016 apareceu no Bessa de cara lavada e outra felicidade. Herrera marcou (um belo golo) mas foi sobretudo na forma como organizou depois lutar na recuperação que impressionou. Pegou no jogo mais à frente e, por isso, apareceu mais vezes na área. Nota também para André André, o cúmplice perfeito do mexicano esta noite.
O Pior
Pouco público
O tempo não ajudou, é certo. A chuva foi muita, assim como o vento. Há dias melhores para se ir à bola. Mas um dérbi do Porto merecia muito mais público nas bancadas de um belíssimo Estádio do Bessa. Foram cerca de 10 mil, mas cabiam 30 mil. E há na Invicta gente de sobra que ama dragões ou panteras para enfrentar a tempestade e viver de perto um dérbi histórico.
Forma
Boavista
2015/2016
20J
5V
5E
10D
14-24G
FC Porto
2015/2016
26J
17V
5E
4D
46-21G

Fotografias(36)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BOAVISTA
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Correçao
2016-01-11 10h03m por petitor
não marcamos um golo e não ficamos a trocar a bola atras
força porto
2016-01-11 10h03m por petitor
Vejo muitos comentários a desvalorizar o Boavista pelas ausências, a dizer que com o Lopetegui ganhávamos etc etc etc so para desvalorizar o que de bom fizemos ontem. Não somos fantásticos , não descobrimos o novo Ricardo Carvalho e Jorge Costa, mas pelo menos não marcamos um jogo e não ficamos a trocar a bola para tras, tivemos sempre uma grande atitude essa e a grande diferença, vi alguns lances em que era mais fácil atrasar para o Central ou GR e o Danilo ou Andre Andre tentavam sempre ...ler comentário completo »
GI
Herrera
2016-01-11 06h57m por Ginola
Quanto ao jogo não há grandes ilações a tirar e as melhorias advêm mais da vontade dos jogadores em dar uma resposta cabal das suas qualidades do que dos conceitos tácticos do treinador anterior para o actual. A desmotivação crescia consoante a crença no projecto de Lopetegui decaía semana após semana. A mudança trouxe uma lufada de ar fresco aos jogadores que, obviamente, têm qualidade e por e simplesmente se soltaram mais. O Boavista não representou ameaça suficiente, porque esta maior d...ler comentário completo »
layun
2016-01-11 00h21m por RicardoFranco via mobile
Os cantos n contam como assistencias? No Forza diz q o Layun tem 9 assistências (2 neste jogo)
Re: Rsoares67 + críticas ao Brahimi
2016-01-10 23h59m por plopoplotpot
OK, já não me lembrava bem da grande época do Varela também em 2010-11, no último ano de ouro do Dragão (até agora, claro). Para mim tinha-se destacado mais na época anterior, pois o Porto não jogara tão bem e era ele um dos "carregadores de piano" e um dos melhores marcadores.

Hoje só pude ver a 2ª parte do jogo, mas apesar de ter notado que o Brahimi em duas ocasiões foi egoísta, depois passou a jogar mais para a equipa e teve lances brilhantes.

No tipo ...ler comentário completo »
Alenitchev
2016-01-10 23h04m por Kurika
E também porque vives num país onde uns 95% das pessoas só querem saber de 3 clubes. Tudo o resto deriva daí.
Eu sou adepto de um clube "pequeno/médio", mas reconheço perfeitamente que num país assim, é óbvio que os 3 grandes iam sempre ganhar muitíssimo mais dinheiro e os outros ficavam a ver migalhas.
É chato mas é assim, isto não é Inglaterra. . .
MA
The_golem_2
2016-01-10 22h30m por MARFCoelho via mobile
exatamente, uma das soluções poderá passar por aí
the Golem2
2016-01-10 22h30m por Kurika
Espanha é um país 4 vezes maior que Portugal, onde os clubes pequenos/médios possuem umas figurinhas engraçadas, como é que se chama aquilo. . . ? Ah, adeptos!
É óbvio que nunca na vida Portugal poderá ser como Espanha, são mundos muito diferentes.
Alenitchev, OK, se estavas a ser irónico, então peço desculpa, não pareceu.
MA
The_golem_2
2016-01-10 22h27m por MARFCoelho via mobile
Infelizmente, eu acho que o fosso está cada vez mais a ser cavado mais fundo, principalmente com estes últimos desenvolvimentos a favorecer os três grandes. . . e sinceramente o único outsider que vejo capaz de fazer uma sustinhos aos grandes e o Braga, mas se continuar assim pode muito bem ser candidato nos próximos anos! Em Espanha sabe se que ora Barça ora real, mas nos últimos anos apareceu o atlético e ainda bem. . . de vez em quando, dependendo do plantel, o Valencia e por aí fazem das suas
MA
The_golem_2
2016-01-10 22h21m por MARFCoelho via mobile
Era bom que a liga melhorasse algumas coisas, porque tem muito a melhorar
MA
The_golem_2
2016-01-10 22h15m por MARFCoelho via mobile
Pronto, troca de impressões produtivas, assim a gente entende se, como deveria de ser! Sim, tens razão, só digo que poderá ser discutível do ponto de vista que inúmeros lances deste gênero de disputa de bola acontecem dentro e fora de área muitas vezes, mas concordo contigo pode muito bem ser penalty! Como vês chegamos a conclusão que houve dois erros do árbitro, um contra o Porto e outro contra o Boavista
Cont.
2016-01-10 22h13m por Kurika
Em relação ao Petit safar o Tondela, já reparaste que eles estão atrás do Boavista? A 8 pontos da permanência.
Se o Boavista não se safa, é óbvio que o Tondela também não. Ainda para mais, têm um calendário muito mais difícil que o BFC.
O Petit corre o risco sério de ficar ligado a duas descidas de divisão.
Alenitchev
2016-01-10 22h12m por Kurika
O jogo da Taça é mais importante para o Boavista que o do campeonato? LOL, mudaste do nick, mas continuas a dizer disparates. Eu quero lá saber do jogo da Taça para alguma coisa. Até preferia ter sido eliminado pela Académica na Taça e ter conseguido essa vitória no campeonato.
Em relação ao jogo de hoje, a derrota era esperada, pena a humilhação. Tudo o que era possível correr mal, correu mal. E do outro lado, estava uma equipa bem superior que aproveita todos os erros.
...ler comentário completo »
Grande artigo!!!
2016-01-10 22h08m por seamus
Escrever um artigo com esta qualidade em 20/30min (desde o apito final até à hora de publicação) é obra! Parabéns, Duarte Monteiro.
MA
The_golem_2
2016-01-10 22h08m por MARFCoelho via mobile
Em primeiro lugar, eu não neguei nada , até porque é um lance discutível mas perfeitamente passível de ser marcada grande penalidade . em segundo lugar, não percebeste a minha metáfora porque subentendidamente tentaste meter me no "raro" leque "dos muitos do ZZ" , a metáfora que fiz para ti foi exatamente o que o user [. . . ]logic te perguntou agora, sobre o penalty a favor do Porto. As coisas têm que ser ditas como deve de ser. Gosto de ser isento e de ter discussões saudáveis e produ...ler comentário completo »
zerozero
2016-01-10 22h03m por RicardoFranco via mobile
2 assistências do Layún creio eu 3o e 5o golo. Este saiu melhor q a encomenda XD. E o DE que está a fazer a melhor temporada na Europa. 9 assistências e 2 golos. É nos maus momentos das equipas que os melhores sobressaem. :)
MA
The_golem_2
2016-01-10 22h00m por MARFCoelho via mobile
Ainda bem que há muitos como eu no ZZ, folgo em sabe lo, se fosse verdade seria tudo mais pacífico e produtivo
Um dia muito mau
2016-01-10 21h54m por iceman87
Este foi um dia muito mau para o Boavista F. C, mas eu continuo a acreditar que está perfeitamente ao alcance conseguir a manutenção! Eu acredito, FORÇA BOAVISTA F. C!
MA
The_golem_2
2016-01-10 21h50m por MARFCoelho via mobile
Eu também se estivesse na praia junto à água e levantasse a cabeça e apenas olhasse para frente só via mar a frente, onde estava a areia? Tinha que olhar ligeiramente para baixo para vê lá. . . e impressionante o quanto a "perspetiva" deturpa a realidade, de forma involuntária ou voluntária
LI
ZEROZERO SITE VERGONHOSO
2016-01-10 21h21m por LigaPortuguesaPT
APAGAM OS MEUS COMENTARIOS POR DIZER UMA VERDADE ? SAO UMA VERGONHA
FCP
2016-01-10 21h16m por kropotkin
Incrível como a equipa mudou. Finalmente já não é chato ver um jogo do Porto. Equipa sempre a jogar para a frente, como os adversários do topo do campeonato. Está claro que o Lopetegui tem ainda muito que aprender para se sentar no banco de uma equipa que entra em campo para ganhar os jogos todos.
chieffkeef
2016-01-10 21h12m por Elephan74ZUL via mobile
Os jogadores do FCP precisavam de sentir a liberdade que hoje lhes foi permitida pelo Rato Atómico ao contrário do que muito possivelmente sucedia com o Lopetegui.

Demonstraram vontade de marcar golos o que muitas vezes parecia não acontecer sob o comando do Lopetegui, tantos eram os passes para o lado e para trás.

Independentemente da vitoria fácil, qualquer jogo ganho por 5-0 deve ser valorizado, nem que seja um jogo treino. . .

No meu ent...ler comentário completo »
chieffkeef
2016-01-10 21h01m por porto_sempre11
O Danilo toca na bola primeiro
Ultimate1000
2016-01-10 20h55m por pedrao0
Sim, com muito mérito e com "nota artística" até. O que tenho mesmo, mesmo certeza é que o Boavista não mereceu mereceu perder por mais. Se calhar noutros jogos o FCP jogou o mesmo e ganhou 1-0. É o futebol.
Falta acertar a defesa
2016-01-10 20h53m por plopoplotpot
- Manteria o Rui Barros (pelo menos) até ao final da época;

- Boa exibição do Porto, com muita garra;

- as fragilidades defensivas continuam: no lance em que o Danilo desarmou um jogador do Boavista na área havia uma auto-estrada aberta no meio; o Indi continua a fazer faltas grosseiras.

- espero, portanto, que o FQP aproveite bem este mercado para "corrigir" o plantel;

- gostei de ver o Varela de novo, não tanto pela exibição ma...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Futsal
Catalães defrontam Sporting na meia-final
«Um Barça muito curto fisicamente» é o que se pode esperar em Yerevan, na final four da UEFA Futsal Champions League, mas desenganem-se os que pensam que ...
02-05-2024 16:40