placardpt
    FC Porto perde com Marítimo

    Marítimo atrasa FC Porto (1x0)

    2015/01/25 19:50

    Sob pena de poder ver o Benfica aumentar a vantagem na frente do campeonato, o FC Porto chegou aos Barreiros sem margem de erro. No entanto, os comandados de Julen Lopetegui não foram capazes de iniciar a segunda volta com o pé direito e a derrota frente ao Marítimo coloca os dragões bem mais distantes da recuperação do título de campeão nacional.

    Danilo Pereira esteve em bom plano e, juntamente com Fernando Ferreira, ajudou o Marítimo a anular a qualidade de Óliver Torres, o «motor» do FC Porto ©Catarina Morais
    Nas últimas duas temporadas os azuis e brancos não conseguiram conquistar os 3 pontos em casa do Marítimo e sob o comando de Lopetegui o FC Porto voltou a cair nos Barreiros. O treinador espanhol decidiu lançar uma equipa inicial cuja surpresa foi a presença de Juan Quintero em vez de Cristian Tello, mas a aposta saiu ao lado. Prova disso é que ao intervalo o espanhol entrou para o lugar do colombiano.

    A velocidade do extremo emprestado pelo Barcelona para jogar pelos flancos fez falta na primeira parte. A presença de Quintero visava privilegiar a forma habitual de jogar de jogar do FC Porto, com a bola na sua posse. No entanto, o jogo tornou-se demasiado canalizado (e previsível) para Ricardo Quaresma, que acabou por ter a melhor oportunidade para marcar, quando driblou Rúben Ferreira e viu Salin defender o remate executado com a parte exterior do pé. Estavam decorridos 41 minutos.

    Nessa altura já os dragões estavam em desvantagem no marcador. O Marítimo conseguiu resistir ao maior ascendente do FC Porto na partida e a base da resistência teve essencialmente dois pilares: Danilo Pereira e Fernando Ferreira, os dois médios madeirenses com características mais defensivas e que «secaram» Óliver Torres. Aliado a isso, a equipa treinada por Leonel Pontes foi eficaz, aproveitando a primeira situação que teve para marcar para inaugurar o marcador através de um remate de belo efeito de Bruno Gallo, apesar da oposição de Maicon. Fabiano não teve qualquer hipótese de defesa para impedir o golo à passagem da meia hora.

    Na segunda parte, já com Tello no lugar de Quintero, a toada manteve-se. O FC Porto teve mais bola, o Marítimo raramente se aproximava da área do adversário e a primeira grande ocasião dos dragões na etapa complementar surgiu na sequência de um canto, em que Casemiro e Bruno Martins Indi, apesar de estarem em boa situação, não conseguiram bater Salin.

    Salin regressou à titularidade no campeonato e esteve em destaque. Nos únicos lances de perigo do FC Porto em que não defendeu, foi quando Tello rematou ao poste e Rúben Ferreira cortou de cabeça um remate de Rúben Neves ©Catarina Morais
    Com meia hora para jogar, Julen Lopetegui mexeu no esquema tático, na tentativa de ainda ir em busca dos 3 pontos. O treinador espanhol abdicou de Herrera e Bruno Martins Indi e colocou em campo Gonçalo Paciência e Rúben Neves. Os dragões passaram a jogar em 4x4x2, com Gonçalo ao lado de Jackson Martínez e Rúben Neves a ser o primeiro construtor de jogo, recuando Casemiro para a beira de Maicon.

    Aconteceram as alterações e logo a seguir foi por manifesta falta de sorte que o FC Porto não chegou ao empate. Cristian Tello rematou ao poste e na recarga, Ricardo Quaresma defendeu para defesa de Salin. O guarda-redes francês mostrava-se intransponível e tornava-se no principal responsável pelo facto dos visitantes ainda não terem chegado ao empate.

    No último quarto de hora, os dragões ainda jogaram em superioridade numérica, depois de Gonçalo Paciência ter sofrido falta de Rúben Silva e do defesa do Marítimo ter visto o segundo cartão amarelo. Porém, a equipa de Leonel Pontes manteve a organização defensiva e mesmo nos momentos de maior aperto teve coração para segurar a vantagem, regressar às vitórias e atrasar o FC Porto na luta pelo título.



    U Domingo, 25 Janeiro 2015 - 18:00
    Estádio do Marítimo
    João Capela
    1-0
    Bruno Gallo 32'
    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 18
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARÍTIMO
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CA
    Perdedor
    2015-01-27 03h05m por carlfreitas_5
    IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIncha cabeçudoooooooooooooooooooooo
    Predador_9__pon tos_
    2015-01-27 01h39m por Nonnenmacher
    Então fizeste a conta antes do jogo de Paços? Parece que ainda não aprendeste com o Kelvin. . . que falta de humildade, predador.
    MA
    MFT
    2015-01-27 01h17m por marcomps
    é por demais evidente que quintero nao rende na ala como o james rendia, concordo que o porto fez de tudo pra ganhar e nao teve sorte, mas há uma bola que não se pode falhar que é aquela do indi, jogador que aprecio bastante por sinal!
    Predador_9__pon tos_
    2015-01-26 21h54m por RafaelReis
    nem com colinho ganhaste ao paços

    5 minutos e vai aos 8?
    Tanta patetice. . .
    2015-01-26 19h22m por MFT
    Começo a ler os comentários sobre este jogo e até arrepia de tanta palermice escrita.
    Já li coisas, desde o Porto a jogar em contra ataque, que os médios não prestam. . . enfim. . . mais do mesmo quando se perde um jogo.
    O futebol do Lopetegui é este, ponto final. Posse de bola, circulação e progressão com bola até ao ataque. Chamem-lhe tiki-taka, chamem-lhe o que quiserem, mas esta é a base de todo o futebol espanhol da catalunha.
    Para este tipo de jogo, a inc...ler comentário completo »
    Arbitragem. . .
    2015-01-26 15h56m por joaogalo
    Numa boa arbitragem, apenas dois ou três erros que não tiveram influencia no resultado final; um deles o 2º cartão amarelo e consequente cartão vermelho a Raul Silva do Marítimo, e a não mostragem de cartão amarelo a Gonçalo Paciência do "fcp" por simulação e tentativa de enganar o árbitro para uma falta para penalty que não existiu. Aliás, Gonçalo Paciência começa a ser referenciado como a arma secreta para sacar e simular grandes penalidades e cartões aos adversários por simulação.
    Para jose_castro
    2015-01-26 13h11m por manni_ac27
    Sem stress José. Rivais odiados ou não é sempre interessante para a competitividade. O título pode estar quase perdido mas o trabalho desta época não está. Há que reconstruir de vez em quando. . . Ano negro foi o último em que vimos o Porto a practicar um futebol miserável e sem projecção para o futuro
    HA
    . . . . . .
    2015-01-26 12h16m por Halibut
    com o plantel que temos e os médios que temos não percebo a posse de bola. .

    herrera falha muito nos passes, não é médio para este tipo de jogo, é mais directo. . deviamos jogar em contra ataque, um jogo mais directo. . em posse só quando temos o jogo controlado, a minha para resto de época seria:

    helton (fabiano é pior)
    alex sandro
    danilo
    indi
    re yes (maicon e marcano são medianos, se este jovem não joga não evolui)
    ruben ...ler comentário completo »
    HA
    jogo
    2015-01-26 11h56m por Halibut
    e mais uma vez o mister lopetegui inventa, mas qual é a ideia deste treinador? mal começou o jogo, torci logo o nariz quando vi quintero a titular em detrimento do tello, o quintero não é um ala e nem faz bem a ala sequer, a defesa foi muito permissiva no golo, maicon chegou atrasado. . o campeonato já era, não sou pessimista mas com este treinador não vamos a lado nenhum, com um vitor pereira recém contratado pelo olympiacos o que andamos nós a fazer com este espanhol?
    Caso mal parado
    2015-01-26 09h35m por manni_ac27
    Caso o Benfica vença hoje frente ao Paços acho que será muito difícil o Porto recuperar e vencer o título. Há-que focar-se noutras competições
    Caso mal parado
    2015-01-26 09h34m por manni_ac27
    Caso o Benfica vença hoje frente ao Paços acho que será muito difícil o Porto recuperar e vencer o título. Há-que focar-se noutras competições
    Azulado
    2015-01-26 06h42m por luis_silva0027 via mobile
    É a primeira época do Loptegui no Porto com uma equipa completamente nova e muita dela sem rotinas e que até já apresenta um bom futebol. . .
    Olha o que o Mourinho disse na época passada sobre o Chelsea, hoje (esta época) já quer ganhar tudo.
    À que dar tempo ao Loptegui por ele para primeira época está em muito bom plano europeu e se ganha-se já não dizias isso ;)
    FC Porto
    2015-01-26 06h37m por luis_silva0027 via mobile
    Perdeu mas não merecia.
    Quaresma devia ter sido expulso! O Porto joga joga e não marca, o Marítimo vai uma vez à baliza golo, enfim.
    AZ
    ESTOU FARTO
    2015-01-26 05h50m por azulado
    Ja' chega desta paella espanhola.
    Ha' treinadores portugueses muito melhores e jogadores tambem.
    E' um crime ver o FCP neste estado. . . e ja' perdeu em casa com os grandes.
    Eu nao aceito esta vergonha.
    JO
    PROFESSOR JESUA
    2015-01-26 02h57m por jonasbenfica
    COMO SE GANHA NA PÉROLA DO ATLANTICO? PERGUNTE A JESUS. UM POUCO DE ASTUCIA UM POUCO DE QUERER E 4 VAIS METER
    Nonnenmacher
    2015-01-26 00h09m por danielqualquer
    Sim é verdade, o Sporting seria uma boa oportunidade para ele
    danielqualquer
    2015-01-25 23h57m por Nonnenmacher
    Basta o William sair no final da época que pode dar o salto para o Sporting. . .
    FCPORTO_TWO
    2015-01-25 23h55m por danielqualquer
    Sim é verdade, mas tenho pena pelo "moço". . . Se ele tivesse a oportunidade que o Samaris teve, de ter quase meia época a titular para aprender e crescer, antes de jogar a um nível bastante razoável como está a fazer agora. Ou então no Porto, em que o Casimiro soma jogos sem convencer, penso que o Danilo se ia afirmar, e era bom até para a seleção. Mas enfim, é português, e depois as polémicas. . . Resta-lhe sair para Espanha ou Inglaterra antes que seja tarde
    FCPORTO_TWO
    2015-01-25 23h47m por Nonnenmacher
    Eu já me dirigi a ti há minutos, mas ignoraste o meu comentário. Abre a pestana.
    _A
    danielqualquer
    2015-01-25 23h42m por _Anger_
    p benfica ta explicado pq n vai
    ruipedro77
    2015-01-25 23h41m por Nonnenmacher
    O outro user escreveu que é do pior que há. . . tem que se saber medir as palavras.

    Claro que prefiro, mas Lucho e Moutinho são diferentes de Herrera, um bom reforço para este tipo de jogo do Lopetegui era Clasie, mas não se chegou a acordo.

    Em relação ao Reyes defendo que devia ter sido emprestado esta temporada a um clube tuga para evoluir, claro que a jogar uma vez por mês vai ser complicado ter a regularidade que nestas idades se precisam.

    ...ler comentário completo »
    Danilo Pereira
    2015-01-25 23h39m por danielqualquer
    Pode ser impressão minha, mas os grandes andam todos a dormir. Este Danilo Pereira tinha lugar em qualquer um dos grandes, mete o Samaris, o William Carvalho e o Casimiro no bolso. Não sei quem é o empresário, mas não deve dar grandes "luvas" uma transferência. . .
    FCPORTO_TWO
    2015-01-25 23h26m por carlosfcpfan
    Um problema do Fabiano é também o facto de agarrar poucas vezes a bola à primeira. . . desde que ele tá no Olhanense que faz isso e ainda não melhorou. . . Reyes precisa de ganhar muito cabedal para ser um central de jeito. . . gostei de o ver a trinco quando ele jogou nessa posição.
    FCPORTO_TWO
    2015-01-25 23h23m por carlosfcpfan
    Herrera é aquele tipo de jogadores que tá sempre na corda-bamba dos adeptos. . . faz jogos miseráveis até que saca um coelho da cartola, tipo o golo ao BATE e "respira" melhor mais uns jogos. . .
    ruipedro77
    2015-01-25 23h21m por carlosfcpfan
    O Ricardo Pereira é muito bom, mas, infelizmente o Ádrian custou 11 M. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Outras ligas
    Oficial
    A saída do Liverpool já tinha sido anunciada e, agora, eis o futuro. Vítor Matos junta-se a Onur Cinel e é o novo treinador-adjunto do RB Salzburgo. A ...